Para que serve a Certificação Anbima?

Veja o vídeo a respeito das modalidades de CERTIFICAÇÃO ANBIMA

CERTIFICAÇÃO ANBIMA PROFISSIONAL – SÉRIE 10

 

Objetivo

A CPA-10 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento.

 

Quem pode se inscrever para o Exame CPA-10

 

O profissional vinculado a Instituição Participante poderá se inscrever diretamente para a CPA-10.

Também poderá se inscrever o estudante ou profissional sem vínculo com instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica.

 

Dados do Exame (Computadorizado):

Aprovação no Exame : Aproveitamento igual ou superior a 70% das questões

Número de questões : 50 questões de múltipla escolha com 4 alternativas.

Duração do exame : 2 horas 

 

Prazo de Atualização da CPA-10: A necessidade de atualização foi instituída com a entrada em vigor do novo Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada, em janeiro de 2008, e deve ser observada por todos os profissionais já certificados na CPA-10, de acordo com as seguintes regras:

 

Cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação (Data de realização do Exame) se mantiver vínculo empregatício com Instituições Participantes.

 

Três anos a partir da data de obtenção da aprovação se não possuir vínculo com Instituições Participantes.

CERTIFICAÇÃO ANBIMA PROFISSIONAL – SÉRIE 20

 

Objetivo

A CPA-20 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção, e venda de produtos de investimento ou / e na manutenção de carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas, atendidas nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

 

Quem pode se inscrever para o Exame CPA-20

O profissional vinculado a Instituição Participante poderá se inscrever diretamente para os exames a serem ofertados pela ANBIMA. Também poderá se inscrever o estudante ou profissional sem vínculo com instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica.

 

 

Dados do Exame (Computadorizado):

Aprovação no Exame: Aproveitamento igual ou superior a 70% das questões

Número de questões : 60 questões de múltipla escolha com 4 alternativas.

Duração do exame : 2 horas 30 minutos

 

 

Prazo de Atualização da CPA-20: o Profissional que obtiver a CPA-20 deverá se submeter a atualização de sua certificação de acordo com as seguintes regras:

 

Cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação (Data de realização do Exame) se mantiver vínculo empregatício com Instituições Participantes.

 

Três anos a partir da data de obtenção da aprovação se não possuir vínculo com Instituições Participantes.

 

 

 

Dominância entre as Certificações

 

Desde 01/junho/2013, os profissionais que, na data da certificação ou atualização da CPA-20/CEA possuir CPA-10 válida, terão sua certificação CPA-10 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CPA-20/CEA.

 

Os profissionais que, na data da certificação CEA possuir CPA-20 válida, terão sua certificação CPA-20 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CEA.