Categorias
Dicas de Estudo

5 infalíveis dicas de estudo para quem quer passar nas certificações

Passar em um exame já não é tarefa das mais fáceis.

Por isso mesmo, é imperativo que aqueles que desejam aproveitar as oportunidades oferecidas, estejam bem preparados para o momento da prova. Mas o que fazer quando o estudo parece não fluir da maneira que deveria? Existe alguma fórmula para memorizar melhor o conteúdo na hora de estudar?

Embora essas sejam perguntas um tanto quanto subjetivas, o fato é que existem sim algumas estratégias que costumam ser úteis a todos aqueles que buscam aprimorar os estudos para conseguir bons resultados nas provas. Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar 5 dessas estratégias logo mais a seguir. Confira!

 

Estratégias para memorização de estudo para provas

 

Gravar a própria versão de aula sobre as matérias

Especialistas afirmam que gravar a explicação da matéria com a própria voz ajuda na memorização do conteúdo. Na prática o estudante acaba interagindo de três formas diferentes com cada assunto: na primeira é preciso estudar com atenção para preparar a “aula”, na segunda há o processo de gravação em si, que contribui com a fixação do conteúdo na mente, e na outra o áudio já está gravado e pode ser ouvido no decorrer do dia para um maior aprendizado.

 

Resolver o máximo de exercícios possível

E aqui temos outra coisa considerada importante pelos especialistas em educação. Há quem diga, inclusive, que o preparo do estudante só começa realmente no momento em que ele começa a fazer os exercícios. Dito isso, quem é do tipo que só lê as matérias e nunca se preocupa em testar o aprendizado respondendo questões de provas anteriores, reduz em muito suas chances de passar.

 

Fazer fichamentos dos textos

Por mais importante que possa ser a leitura das matérias, o fato é que escrever à mão aquilo que está sendo estudado ajuda a aumentar o nível de memorização do conteúdo. Na visão de especialistas, usar as próprias palavras contribui com a assimilação dos assuntos e ajuda no aprofundamento do aprendizado. O interessante é que no futuro o estudante pode rever alguns conteúdos por meio desses fichamentos que foram escritos com palavras próprias.

 

Montar grupos de estudo

E aqui temos uma dica que embora não funcione para todos, pode ser de grande utilidade em determinados casos. A opção de montar grupos para estudar pode contribuir especialmente com aqueles que têm dificuldades de concentração, mas para isso é importante que os companheiros estejam realmente interessados em estudar.

 

Dividir o tempo de estudo em blocos

Segundo a neurociência, o cérebro humano não é capaz de se fixar por mais de uma hora em um mesmo objeto. Isso significa que para melhorar o resultado no que diz respeito ao aprendizado, é importante dividir em blocos o tempo destinado aos estudos, fazendo pequenos intervalos que podem ser usados para fazer exercícios e descansar o corpo. Outra coisa importante é variar as disciplinas estudadas, pois isso ajuda a sobrecarregar menos o cérebro.

 

 

Comments

comments